tag:blogger.com,1999:blog-31887439816345257812024-03-13T10:35:57.952-07:00Estudos da linguagemProfª. Vanessa da Silva Brittohttp://www.blogger.com/profile/03292853954719534448noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-3188743981634525781.post-60338075846181847372014-03-07T11:15:00.003-08:002014-03-07T12:26:07.054-08:00Boa tarde!<br />
<br />
Vou contar uma história de um trabalho que realizei numa escola da SME no ano passado:<br />
<br />
No quarto bimestre do ano de 2013, solicitei que os alunos lessem textos de Vinicius de Moraes. Aproveitei o momento de descontração e pedi que fizessem uma paródia do poema "A casa" e "Poema dos olhos da amada".<br />
Surgiram ideias muito criativas. As trocas de substantivos, adjetivos e verbos fizeram surgir outro texto, que expressava a realidade social daquelas turmas (na época, 1803 e 1902). Além de aparecer textos que demonstravam perspectiva de sonhos, fantasias.<br />
Depois de feito o exercício, em outra aula, pedi que retratassem o que fizeram na cartolina. Trouxe algumas imagens para ajudar. Mas o que me chamou mais atenção foi um aluno que se destacou pela desenvoltura com o desenho. Pensei... Um aluno que era capaz de desenhar meu rosto também conseguiria desenhar Vinicius de Moraes. Brilhante!<br />
Aproveitei as duas paródias e criei duas peças de teatro para trabalhar em sala de aula. A aula de Português se tornou mais atrativa e os alunos mais participativos.<br />
No fim, com o apoio da Profª. de Música, os alunos se apresentaram com a Banda. Os alunos do 9º ano usaram o samba como ritmo para a paródia "O castelo" e os alunos do 8º ano declamaram o "Poema dos olhos da amada" e sua paródia.<br />
<br />
Bela história!<br />
<br />
<br />Profª. Vanessa da Silva Brittohttp://www.blogger.com/profile/03292853954719534448noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3188743981634525781.post-49834737672504832522013-02-20T04:37:00.000-08:002013-02-20T04:37:58.089-08:00A sugestão de hoje é trabalhar a leitura em sala de aula com textos de diversos gêneros textuais (crônica, conto, história em quadrinhos, publicidade, notícia de jornal) e o incentivo à pesquisa de livros na sala de leitura.<br />
<br />
<br />
<br />Profª. Vanessa da Silva Brittohttp://www.blogger.com/profile/03292853954719534448noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3188743981634525781.post-8578314070428926352013-02-19T13:50:00.001-08:002013-02-19T13:50:23.480-08:00Aproveite suas aulas para estimular os alunos a escrever... Eles podem fazer um texto dissertativo, comentando sobre a importância do estudo na escola para seu futuro profissional. Eu fiz isso e a aula foi muito boa!Profª. Vanessa da Silva Brittohttp://www.blogger.com/profile/03292853954719534448noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3188743981634525781.post-38427366577579739392012-11-21T05:54:00.001-08:002012-11-21T05:54:12.586-08:00Vamos usar as tecnologias na Educação!!! Uma boa sugestão de reflexão sobre isso é o evento Conecta, com palestras sendo realizadas hoje e amanhã. Vamos participar!!! Pode ser visto pela Internet ou no Centro de Convenções Sul América. Informações: http://conecta2012.firjan.org.br/Profª. Vanessa da Silva Brittohttp://www.blogger.com/profile/03292853954719534448noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-3188743981634525781.post-11683751296365548592012-08-15T09:32:00.000-07:002012-08-15T09:32:02.382-07:00Boa tarde!!!!!<br />
<br />
A sugestão de hoje é o trabalho com as classes gramaticais, indo além da identificação.<br />
O professor pode trabalhar a matéria de pronomes, estimulando a reflexão por meio da leitura de exemplos do cotidiano. Nesse caso, as distinções de sentido entre os pronomes possessivos e os demonstrativos podem ser estudadas. É interessante mostrar aos alunos que os pronomes possessivos podem não só transmitir ideia de posse, mas também afetividade. O professor também pode ler um texto para que o aluno observe a referenciação de espaço e de tempo na compreensão do pronome demonstrativo. Que tal?<br />
<br />
Um abraço,<br />
VanessaProfª. Vanessa da Silva Brittohttp://www.blogger.com/profile/03292853954719534448noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3188743981634525781.post-92048835549347441902012-04-17T18:42:00.000-07:002012-04-17T14:43:15.245-07:00Boa noite!<br />
<br />
Para essa semana, a sugestão é preparar nossos alunos para as provas da escola. Ler, estudar, compreender as linhas e entrelinhas do texto são atividades fundamentais para a competência do leitor. <br />
Vamos estimular a leitura e trabalhar os efeitos de sentido nos textos. Ver a gramática para além dos conceitos, chegando ao nível da imaginação, da reflexão, do pensamento crítico, da importância das classes gramaticais, da pontuação e da acentuação na compreensão dos sentidos do texto.<br />
<br />
Um abraço!<br />
<br />
Profª VanessaProfª. Vanessa da Silva Brittohttp://www.blogger.com/profile/03292853954719534448noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3188743981634525781.post-10760924512939857622012-04-09T10:10:00.000-07:002012-04-09T06:11:32.484-07:00Reflexões sobre o ensinoBom dia!!!<br />
<br />
Vamos começar nossa segunda-feira, incentivando os nossos alunos a ler, a escrever melhor, a compartilhar experiências, a interpretar um texto narrativo e a ver que, nas entrelinhas, há muito mais que palavras, passando para o terreno das reflexões sobre o ser humano.<br />
<br />
Pense nisso...<br />
<br />
Um abraço,<br />
Profª. VanessaProfª. Vanessa da Silva Brittohttp://www.blogger.com/profile/03292853954719534448noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3188743981634525781.post-87154827114753252472012-04-05T09:08:00.001-07:002012-04-05T09:35:00.873-07:00PáscoaBoa Páscoa para todos!<br />
<br />
A Páscoa representa a celebração do amor, da união, do respeito ao próximo e do perdão, expressões que vimos eternizadas pela ressurreição de Jesus, nosso Salvador. <br />
Vida é uma boa palavra para resumir tudo o que o Senhor fez por nós e ainda está agindo em prol do nosso êxito. Por ele, somos mais que vencedores...<br />
<br />
Um abraço,<br />
Vanessa.Profª. Vanessa da Silva Brittohttp://www.blogger.com/profile/03292853954719534448noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3188743981634525781.post-45036094404745851302012-04-05T07:55:00.001-07:002012-04-05T07:55:20.861-07:00Refletindo sobre a metáfora... A metáfora é um recurso presente no nosso cotidiano. Está no nosso pensamento, sendo usada naturalmente. Muitas vezes, nem percebemos que estamos usando-a. Em frases como "Ana está para cima hoje", "João está para baixo hoje", por exemplo, mostram metáforas orientacionais, em que "para cima" demonstra alegria e "para baixo" tristeza, conforme o estudo de Lakoff e Johnson (2002). <br />
Em outras postagens, voltaremos a esse assunto... <br />
Por enquanto, você pode refletir sobre a metáfora na sua vida. Como você vê esse poderoso recurso do nosso pensamento? Cite exemplos.Profª. Vanessa da Silva Brittohttp://www.blogger.com/profile/03292853954719534448noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3188743981634525781.post-45713446148498150032012-04-05T07:37:00.000-07:002012-04-05T09:45:41.921-07:00Linguagem verbal e não verbal. Eis a questão...Bom dia!<br />
<br />
Esse espaço foi criado para o estudo da Linguagem. Vamos penetrar em vários assuntos tanto teóricos quanto práticos.<br />
A leitura dos signos verbais (palavras) e não verbais (imagens, sons, mímicas etc) é constante nosso cotidiano e, por isso, uma sugestão de aprendizagem para nossos alunos.<br />
Ler é compreender de forma crítica os signos que estão na nossa linguagem. <br />
A você, leitor, vai a primeira questão: <br />
- Como o estudo dos signos pode contribuir na aprendizagem discente? Dê sua opinião.<br />
<br />
<br />Profª. Vanessa da Silva Brittohttp://www.blogger.com/profile/03292853954719534448noreply@blogger.com0